segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Usando Twitter - Conceitos básicos

Neste módulo do curso Usando o Twitter, iremos aprender a usar o Twitter. Antes de começar a explicar a utilização, é preciso que conheçamos os principais conceitos envolvidos ao se discutir o Twitter.

Conceitos básicos

  • Micro-blog: Micro-blog é um aplicativo que funciona como uma minituarização de um blog. Enquanto um blog oferece para os postadores recursos como incorporação de imagens, widgets, vídeos, etc, em um micro-blog as postagens se resumem a alguns poucos caracteres, e o máximo de recurso que você pode ter para postar é o uso de links. No Twitter, o limite de caracteres de uma mensagem é 140 caracteres,e o recurso mais avançado que você pode usar na sua postagem é um link.
  • Tweet: Em um blog, cada mensagem publicada é considerada um post. Já no Twitter, cada postagem é chamada de Tweet. Pode conter no máximo 140 caracteres. Suporta a utilização de links.
  • Seguidor: Caso você deseje receber os Tweets enviados por alguém, você deve se inscrever como seguidor desta pessoa. Ser um seguidor de uma pessoa significa que você receberá em sua página todas as mensagens que esta pessoa postar no micro-blog dela.
  • Seguidos: As pessoas que leêm seus Tweets são seguidos por você. As mensagens enviadas por você serão vistas por todos aqueles que te seguem, ou que entram na página de seu perfil no Twitter.
  • Listas: Listas é o novo recurso do Twitter que permite você agrupar as pessoas que você segue em grupos. É possível também se tornar seguidor de uma lista criada por outra pessoa no Twitter.
  • ReTweet: Caso você deseje retransmitir para seus seguidores o Tweet que você recebeu de alguém que você segue, você pode postar novamente a mensagem da pessoa, colocando antes RT @AUTOR MENSAGEM , onde RT indica que sua mensagem é um ReTweet, @AUTOR é o nome de perfil do autor original e MENSAGEM é o texto originalmente postado.
  • Hashtag: Assim como os blogs possuem os marcadores (ou rótulos) para se categorizar as mensagens, as postagens no Twitter podem ter hashtags, que são os textos precedidos de uma caractere '#'. Por exemplo, se você deseja adicionar um marcador de futebol à sua mensagem, você pode colocar, ao final da mensagem o texto: #futebol . Com isso, sua mensagem fará parte daquelas que o Twitter exibe com o assunto futebol marcado nelas.
  • Mensagem direcionada: Caso você deseje enviar um Tweet diretamente para uma pessoa, possivelmente por ela ter relação com sua postagem, você coloca o nome de usuário dela no Twitter, precedido por um @. Por exemplo ,caso você deseje enviar alguma mensagem direcionada para mim no Twitter, basta colocar @otmarjr no seu Tweet.
  • Tweetar, tuitar,: Postar ou escrever uma mensagem no Twitter constitui o ato de Twittar ou tuítar.
  • Agregador de Tweets: Para ler os Tweets recebidos por você, é preciso acessar sua página de perfil no Twitter. Entretanto, é mais prático você utilizar um programa que agregue os Tweets recebidos. Este agregador pode ficar no seu browser, dentro, por exemplo, do Firefox, como veremos no módulo seguinte, ou ser um programa ciente que você acessa do seu IPhone, como o Tweetie.

Para praticar todos estes conceitos, basta você criar uma conta no Twitter. Com isso, você já terá um perfil e poderá começar a seguir as pessoas que você está interessado em ler.

por:
Otmar Pereira

2 comentários:

  1. Ola, a diferença foi que nosso grupo utilizou uma abordagem mais geral nessa parte do trabalho, além de colocarmos um breve histórico de como a ferramenta foi criada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, no nosso grupo a gente optou por dividir em módulos. Em alguns são sugeridos exercícios para que o usuário aprenda também com a experiência. Abraço

    ResponderExcluir