A segunda geração da World Wide Web é uma tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.
A WEB 2.0 trouxe uma nova experiência de uso à internet, propondo uma interface semelhante à de aplicativos desktop, utilizando uma combinação tecnologias que surgiram no final da década de 90, que incluem Web services APIs (1998), AJAX (1998), Web syndication (1997), entre outras.
Tais tecnologias permitiram aumentar consideravelmente a velocidade e a facilidade de uso de aplicações Web, sendo responsáveis por um aumento significativo no conteúdo (colaborativo ou meramente expositivo) existente na Internet. Além disso, com a criação de novas interfaces, estas também permitiram que usuários comuns, que até então não possuíam conhecimentos necessários para publicar conteúdo na Internet - pela ausência de ferramentas de uso simplificado - publicassem e consumissem informação de forma rápida e constante.
De forma particular, o AJAX permite ao usuário não esperar que uma página Web se recarregue ou que o processo seja terminado para continuar usando o software. Cada informação é processada separadamente, de forma assíncrona, de forma que não é mais necessário recarregar a página a cada clique. O Ajax abriu as portas para que novos aplicativos pudessem existir na web de forma que os usuários que antes não tinham paciência de fazer certas coisas pela internet, agora têm prazer em ter tudo online. O desenvolvimento de interfaces ricas, completas e funcionais, sendo que alguns aplicativos Web, ainda em versão beta, são considerados por muitos como "desktops on-line", proporcionando ao usuário um ambiente de trabalho inteiramente baseado na WWW, acessível de qualquer computador com conexão à Internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário